Como Elaborar E Utilizar Questionários Em Gestão De Pessoas – 3ª Turma [Início Em 22/Junho/2017]

Coletar informações precisas é essencial para verificar a efetividade das ações realizadas por qualquer área de gestão. E um dos principais instrumentos de coleta de dados disponíveis para a área de Gestão de Pessoas é o questionário.

Este curso vai apresentar os fundamentos básicos para elaboração e uso de qualquer questionário que você precisar na sua empresa. E além de te ensinar a fazer, ainda trará mais de 20 exemplos de questionários validados em pesquisas científicas no Brasil, em temas como avaliação de treinamento, pesquisa de clima, avaliação de desempenho, comprometimento, entre outros.

Informações

  • Data: início em 22 de junho de 2017
  • Local: pela Internet
  • Valor: Plano Básico – R$87,00 à vista ou em 3x R$ 29,00 sem juros no cartão
  • Inscrições: confira as opções e os valores abaixo

Conteúdo

Módulo 1 – Uso de questionários nas empresas

  • Métricas em Gestão de Pessoas.
  • As diversas formas de coletar dados.
  • Principais características do questionário.
  • Aplicações do questionário em Gestão de Pessoas.
  • Vantagens e limitações dos questionários.

Módulo 2 – Planejamento do questionário

  • Determinando os objetivos do questionário.
  • Características do público respondente.
  • Seleção dos fatores ou dimensões de pesquisa.
  • Definição dos itens de avaliação.

Módulo 3 – Elaboração do questionário

  • Aspectos essenciais de qualquer questionário.
  • Redação e validade das questões.
  • Tipos de questões, escalas e opções de resposta.
  • Efeitos comuns e como evitá-los.
  • Avaliação preliminar do instrumento.

Módulo 4 – Aplicação, apuração e análise

  • Procedimentos e cuidados essenciais na aplicação.
  • Seleção e ordenamento das respostas válidas.
  • Recursos para análise dos dados.
  • Formas de apresentação dos resultados.
  • Avaliação e utilização dos resultados.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final deste curso, os participantes serão capazes de:

  1. Reconhecer a importância do uso de questionários na Gestão de Pessoas.
  2. Definir fatores e itens de avaliação que atendam aos objetivos do questionário.
  3. Redigir as questões do instrumento a ser utilizado.
  4. Conhecer procedimentos e cuidados para aplicação de questionários nas empresas.
  5. Analisar os resultados dos questionários.

Recursos Utilizados

Você encontrará excelentes recursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem exclusivo do RH.com.br:

  • Vídeos – Todo o conteúdo é apresentado em vídeo-aulas.
  • Apostila – Disponibilizada em PDF, inclui o conteúdo das vídeo-aulas em texto, os esquemas e os infográficos apresentados no vídeo, além de material complementar opcional para aprofundamento em temas relevantes.
  • Fóruns de discussão – Espaço para questões e comentários entre os participantes.
  • Autoavaliação – Ao final de cada módulo há questões avaliativas com correção automática.

Professor

lideranca2015_willyansWillyans Coelho
Formado em Psicologia, doutorando em Psicologia Social, Mestre em Educação e tem MBA em Gestão Empresarial. É professor de Psicologia Organizacional do IFPE e Diretor Executivo do RH.com.br. Já elaborou, aplicou e analisou diversos questionários, o primeiro para sua monografia ainda na graduação.

Escolha o melhor plano para você!

Formas de Pagamento:

  1. Boleto Bancário à vista
  2. Cartão de Crédito à vista ou em até três parcelas sem juros (Visa, Master e vários outros)
  3. Nota de Empenho – exclusivo para Empresa Pública com pagamento por depósito bancário.

Informações Importantes:

  • A inscrição individual permitirá acesso integral ao conteúdo do curso.
  • Emitimos nota fiscal eletrônica para todas as inscrições, seja para pessoa física ou jurídica.
  • Para inscrição em grupo será emitida uma única fatura no valor total a ser pago e o acesso será individual.

Informações Relevantes

  • Faça sua inscrição, realize o pagamento e aguarde o dia de abertura do curso para visualizar o ambiente de aprendizagem através deste site.
  • O horário oficial de abertura e encerramento deste evento será às 12h (horário de Brasília), dos respectivos dias de início e término.
  • O acesso ao ambiente do curso será através deste site utilizando o seu E-mail como login.
  • Todas as vídeo-aulas são gravadas antecipadamente e disponibilizadas 24 horas por dia durante todo período de realização do curso.
  • Será concedido certificado digital aos participantes, desde que cumprido os requisitos, conforme regulamento disponível no item “Carga Horária”.
  • O conteúdo será apresentado através de vídeo-aulas e arquivos em PDF num ambiente de acesso rápido, atraente e dinâmico.
  • Cada tópico é trabalhado de forma separada, fazendo com que as vídeo-aulas sejam curtas e você escolha o seu ritmo de aprendizagem.
  • Você poderá ver e rever cada vídeo-aula quantas vezes quiser durante o seu período de acesso ao ambiente, que varia de acordo com o plano de acesso escolhido por você no ato da inscrição.
  • Os participantes poderão assistir às vídeo-aulas na hora que lhe for mais conveniente, quantas vezes desejar, inclusive com a possibilidade de interromper, retroceder ou avançar a apresentação.
  • Computador conectado à internet por banda larga (a partir de 500 Kbps).
  • Navegador com o Flash Player 10 ou maior (presente em mais de 98% dos computadores).
  • Caixas de som ou fones de ouvido para escutar o áudio das vídeo-aulas.

  • O curso oferece certificado digital com carga horária somente para os participantes que cumprirem os requisitos mínimos de carga horária (veja o item “Carga Horária”).
  • O certificado estará disponível em PDF para visualização, download e impressão no próprio ambiente virtual, assim que os requisitos mínimos de carga horária forem cumpridos.
  • Caso o participante não cumpra os requisitos mínimos de carga horária do curso durante o período de acesso, será considerado ausente e não terá direito ao certificado.
  • A autenticidade do certificado digital, bem como o conteúdo do curso, poderão ser confirmados e visualizados a qualquer tempo pelo próprio participante, ou por qualquer interessado em conferir sua autenticidade, através de um endereço eletrônico que constará no próprio certificado digital.
  • O Certificado Digital com a carga horária será conferido a todos os participantes que assistirem e responderem corretamente às questões de certificação de pelo menos 03 (três) módulos entre os 04 (quatro) que estarão disponíveis (75%).
  • Para sabermos que você assistiu às vídeo-aulas, você terá que responder ao questionário de cada módulo que assistir, durante o período de acesso ao curso.
  • O questionário estará disponível no item “Certificar” de cada módulo. Sugerimos que você clique nele para responder às questões logo após assistir às vídeo-aulas do respectivo módulo.
  • Apresentamos questões simples e de múltipla escolha que abordarão o conteúdo apresentado nas vídeo-aulas e visam avaliar o seu nível de atenção e compreensão sobre o conteúdo.
  • Para considerar que você tenha assistido, de fato, às vídeo-aulas, será necessário acertar pelo menos três questões, dentre as quatro que serão exibidas.
  • Caso não acerte a quantidade mínima de questões, você poderá assistir às vídeo-aulas novamente e fazer uma nova tentativa de responder ao questionário, quantas vezes quiser. Não há limite de tentativas.
  • Todo o processo será automatizado. Acertou as três questões entre as quatro apresentadas, aquele módulo entrará na contagem para compor a sua carga horária.

Dúvidas Frequentes

Como terei acesso ao curso?
O acesso ao ambiente virtual de aprendizagem estará disponível no dia e horário de abertura do curso. Neste site haverá um espaço reservado para você entrar com os seus dados de email (login) e CPF (senha).

Por que tantos dias de curso?
A principal característica dos eventos e cursos do RH.com.br é a flexibilidade de dia e horário para você acessar os conteúdos, sem a necessidade de se ausentar do trabalho ou deixar de realizar suas atividades diárias.

O que fazer se não conseguir acessar o curso?
Nós manteremos uma equipe de suporte no horário comercial durante a realização do curso para lhe ajudar no acesso ao ambiente virtual e funcionamento do mesmo. O contato pode ser realizado através de formulário disponível neste site, no link “Contato”.

Há limite de acesso?
O participante poderá acessar o site do curso quantas vezes quiser durante o período oficial de realização.

Posso copiar as vídeo-aulas em meu computador?
Não será possível copiar as vídeo-aulas, apenas os conteúdos em PDF disponibilizados.

Posso “emprestar” minha senha para outra pessoa?
Não. A inscrição é individual. Se o nosso sistema rastrear acessos múltiplos, sua senha será bloqueada automaticamente. Portanto, não é aconselhável esse tipo de prática.

Por que precisa do CPF para fazer a inscrição?
Precisamos do número do CPF para fazer a cobrança da inscrição, emitir a nota fiscal eletrônica e imprimir esse número no seu certificado de participação.

Até qual data poderei realizar a minha inscrição?
As inscrições poderão ser feitas até o dia de abertura do curso. Mas, o quanto antes realizar, melhor.

Têm descontos na inscrição para estudantes, professores, idosos etc?
Não. Procuramos estabelecer um valor que fosse acessível a todos. Mas se ainda estiver difícil para você, há a opção de formar um grupo e obter as vantagens dessa modalidade.

As inscrições podem ser feitas em grupos?
Sim. Aceitamos inscrição em grupo. Apenas o pedido de inscrição e a emissão de cobrança serão únicos. Já o acesso ao curso será individual através do email (login) e CPF (senha) de cada participante, assim como a emissão do certificado digital.

Há descontos para inscrição em grupo?
Sim. Há descontos para grupos de uma mesma empresa, da mesma faculdade ou até mesmo um grupo de amigos. O pedido de inscrição e a cobrança serão realizadas em uma única fatura. Solicite-nos mais informações sobre inscrições em grupo por e-mail.

Fiz o pedido de inscrição, mas esqueci de realizar o pagamento. Posso acessar o curso?
Não. Você só será considerado inscrito no curso após a realização do pagamento. O simples pedido de inscrição não o torna participante.

Perdi a data para realizar o pagamento com desconto, o que eu faço?
O pagamento da inscrição com desconto deverá ser realizado até a data limite do respectivo desconto oferecido à sua inscrição. Caso tenha perdido esse prazo, mantenha contato conosco.

Posso desistir da minha inscrição?
Você tem até 10 dias após o efetivo pagamento da inscrição para desistir da sua participação no curso Nesse período, você terá o valor da inscrição restituído integralmente, através de depósito em conta corrente indicada por você, em até 20 dias úteis após a solicitação. Após o período de 10 dias, você não poderá mais desistir, porém, será possível transferir sua inscrição para outra pessoa.

Posso transferir minha inscrição para outra pessoa?
Sim. Você poderá solicitar a transferência da sua inscrição para outra pessoa até o início do curso. Após essa data, não será mais possível transferir a inscrição.

Minha empresa vai pagar a inscrição. Vocês emitem a nota fiscal?
Sim. Ao proceder com o pedido de inscrição, utilize o formulário específico para Pessoa Jurídica. Nele você terá um espaço para informar os dados para emissão da nota fiscal eletrônica (Razão Social, CNPJ, endereço etc.).

Perdi o endereço para acessar o sistema de pagamento da inscrição. Consigo 2ª. via?
Entre em contato conosco através de e-mail, indicando o número do pedido de inscrição, nome completo e email para contato. Assim poderemos enviar para você o site para visualização das formas de pagamento (boleto bancário e cartão de crédito).

Fiz o pagamento. Qual o próximo procedimento?
O registro do pagamento é automático. Portanto, não há necessidade de enviar comprovante de pagamento. Ao confirmarmos o recebimento do valor pago por você, enviaremos para o seu e-mail, em até 3 (três) dias úteis, uma mensagem confirmando a sua inscrição no curso.

Para mais informações, entre em contato conosco!

Utilize o formulário de contato por e-mail disponível abaixo.